Alguns dos melhores programas portáteis

Uma seleção com os melhores programas portáteis para você levar em seu pen drive

Confira a lista com os programas portáteis separados pelo Superdownloads para serem utilizados no pen drive. Os melhores em sua função


As pessoas já descobriram a praticidade do pen drive. Esse pequeno dispositivo oferece grande poder de armazenamento e é fácil de carregar, por isso é bem útil. O que nem todos os usuários sabem é que o pen drive não serve apenas para arquivos diversos e documentos, mas também para aplicativos portáteis (portables), que não necessitam de instalação. Isso significa que qualquer dono de um pen drive pode carregar seus programas favoritos para serem usados em qualquer computador, sem precisar procurar outros na hora de emergência.
Ao contrário de aplicativos instalados, os portáteis são menores e por isso são ideais para serem usados no pen drive. Alguns são executáveis e outros instaláveis no próprio dispositivo. Com uma boa coleção de programas, não será necessário se preocupar com downloads no computador do amigo ou namorada, já que eles estarão prontos para serem usados no próprio drive USB.
Para conversar com os amigos na Internet é necessário um comunicador instantâneo. O  Windows Live Messenger 2009 Portable é uma versão não-oficial do cliente da Microsoft, totalmente portátil. Coloque-o em uma pasta separada, pois todos os arquivos recebidos com o programa serão salvos no diretório em que ele se encontra.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/1/1/115004,O.png
O Pidgin Portable também é um comunicador instantâneo, que, ao contrário do Windows Live Messenger 2009, permite a utilização de contas de diversos serviços - entre eles o AOL Instant Messenger, ICQ, Yahoo! Messenger e o próprio Windows Live Messenger.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/5/4/54190,O.png
O Mozilla Firefox 3.6.3 Em portuguêsOuroNo ranking semanalé o navegador favorito de grande parte dos usuários da Internet. No entanto, o Internet Explorer Em portuguêsOuroNo ranking semanalainda é mais utilizado. Para quem já se acostumou com o browser da Mozilla e não abre mão dele, sua versão portátil é essencial. O  Mozilla Firefox Portable Em portuguêsestá em português e acompanha a última versão instalável do navegador.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/2/2/22938,O.jpg
O Portable Antivirus, como seu nome indica, é um programa exclusivamente portátil. Possui cerca de 1MB,  detecta trojans e spywares que roubam dados pessoais. Ele é um aplicativo muito simples, com as opções básicas de segurança. Não deve substituir seu antivírus comum e sim  ser utilizado como um meio de segurança extra para o pen drive.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/7/2/72659,2.jpg
Trocas de arquivos são comuns e Ares Em portuguêsPrataNo ranking semanalé um dos aplicativos mais eficientes para esse fim, tanto que é um dos mais baixados no Superdownloads. O Ares Portable Em portuguêsPrataainda está na versão beta e não acompanha as atualizações da versão instalável, mas mesmo assim oferece as ferramentas básicas para o download de arquivos de áudio, vídeo e imagens. Podem ocorrer bugs ocasionalmente, mas nada que impeça seu uso em uma hora de emergência.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/8/0/80300,O.png
Quando se realiza o download de conteúdo no Ares, grande parte do conteúdo vem compactado. Por isso, o Ares Em portuguêsPrataNo ranking semanal  também é um aplicativo portátil essencial. Ele possui taxa de compressão melhor que os seus concorrentes e suporta os seguintes formatos: ZIP, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/5/4/54806,O.png
Logo após a compressão, é necessário um player para executar as mídias corretamente. O VLC Media Player Portable suporta alguns dos formatos mais populares do vídeo, como o MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, XviD e WMV, além de MP3 e OGG em áudio. Ele é um player simples, mas com funções interessantes. Com certeza, é o melhor programa portable do gênero existente no mercado.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/2/9/29858,O.png
O Foxit PDF Reader Portable Em portuguêspermite a visualização de documentos no formato de documento PDF, que é muito divulgado na Internet. O Foxit PDF Reader BronzeNo ranking semanale o Adobe Reader Em portuguêsOuroNo ranking semanalsão os líderes dos programas leitores de PDF, mas esse, ao contrário do concorrente, possui a versão portable.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/7/5/75155,O.gif
Outra ferramenta portátil que é indicada para a produtividade é OpenOffice.org Portable Em português. Ela permite que o usuário carregue e edite arquivos de textos, planilhas, imagens e apresentações. Possui todas as ferramentas da versão original do OpenOffice, com exceção do banco de dados. É ótimo para estudantes e profissionais que precisam editar seus documentos em vários 
computadores e não podem perder tempo fazendo downloads com programas para essa finalidade.
http://www.superdownloads.com.br/imagens/screenshots/7/2/72136,O.png




 Contribuição do amigo Rochester muito boas essas dicas.

Comentários