Reengenharia de Processos

Dando Continua a modelagem de Service Desk, hoje citaremos o processo de reengenharia.

A reengenharia de processos visa um nível superior de mudanças quando comparada com a melhoria contínua de processos. Afirma que a reengenharia de processos “combina uma estrutura para a realização de trabalho com uma preocupação com resultados visíveis e drásticos”, e acrescenta:

Envolve um distanciamento do processo para que se indague qual o seu objetivo geral e, em seguida, uma mudança criativa e radical para realizar melhorias de grande vulto na maneira pela qual esse objetivo é alcançado. A reengenharia de processos parte de uma relativa estaca zero, e não dos processos existentes. é geralmente uma iniciativa única .

Na concepção de a reengenharia de processos pode ser definida como “o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho”.

A adoção da reengenharia de processos significa, pois, desconsiderar todos os antigos métodos de trabalho e investir em novos procedimentos, considerando apenas questões básicas do funcionamento dos processos (como, por exemplo, o motivo pelo qual é feito determinado procedimento). Além disso, visa proporcionar melhorias vultuosas nos custos, qualidade, velocidade etc.

Comenta ainda que a reengenharia de processos acarreta mudanças drásticas na organização, não apenas nos fluxos de processos, mas também na exigência de conhecimentos, nas relações de subordinação e nas práticas e controles administrativos. A reengenharia de processos causa, pois, uma drástica mudança organizacional.

Dessa forma, é possível inferir que a reengenharia de processos distingue-se da melhoria de processos uma vez que “a reengenharia de processos significa a realização de um processo de forma radicalmente nova, enquanto a melhoria de processos significa a realização

Ressalta-se que a organização que planeja fazer reengenharia de processos pode implementar ao mesmo tempo uma melhoria de processos, porém, o programa de melhoria de processos deve ter vida curta para que se possa observar algum benefício.

Comentários